Histórico R.C.C

Renovação Carismática Católica




A Renovação Carismática não deve ser entendida como um movimento, mas como um "mover do Espírito Santo", que resgata valores da própria Igreja em nossos dias, antes esquecidos ou desvalorizados. É a própria ação da Misericórdia de Deus sobre o seu povo, ação esta que não é inédita, mas acontece hoje como nunca antes.

A Renovação Carismática apareceu na Igreja Católica no momento em que se começava a procurar caminhos para pôr em prática a "Renovação da Igreja" desejada, ordenada e inaugurada pelo Concílio Vaticano II.



Em Pittsburgh



Não se havia passado um ano do término do Concílio, quando em Agosto de 1966, durante o Congresso Nacional de "Cursilhos de Cristandade", Steve Clark, formado pela Universidade de Duquesne, em Pittsburgh (Pensilvânia), mencionava o livro "A Cruz e o Punhal" de John Sherril, sobre o apostolado de David Wilkerson entre os drogados de Nova York, dizendo-lhes que esse livro o intrigava e o inquietava, e incitava para que o lessem.

No Outono de 1966, vários homens católicos, membros de faculdades da Universidade de Duquesne dos Estados Unidos, reuniam-se freqüentemente para momentos de oração fervorosa e para conversar sobre a vitalidade de sua vida de fé. Aqueles professores haviam-se dedicado durante muitos anos ao serviço de Cristo, entregando-se a várias atividades apostólicas. Apesar de tudo isso, estavam sentindo que algo faltava na sua vida cristã pessoal. Ainda que não pudessem especificar o porquê, cada um reconhecia que havia certo vazio, uma falta de dinamismo, debilidade espiritual em suas orações e atividades. Era como se a vida cristã dependesse demasiado de seus próprios esforços, como se avançassem sob seu próprio poder e motivados por sua própria vontade.

Conscientes de que a força da comunidade cristã primitiva estivera na vinda do Espírito Santo em Pentecostes, começaram a orar para que esse divino Espírito manifestasse neles sua presença cheia de poder, em favor de sua própria vida espiritual e do trabalho apostólico.

Dessa forma, os professores de Pittsburgh começaram a pedir em oração que o Espírito Santo lhes concedesse uma renovação e que o vazio que seus esforços humanos haviam deixado fosse plenificado com a vida poderosa do Senhor ressuscitado. Cada dia os homens rezavam uns pelos outros, pedindo "Vem, Espírito Santo!"

Desejosos de entrar em contato com alguma pessoa conhecedora das experiências do Espírito, entrevistam William Lewis, sacerdote episcopal, que os põe em contato com a sra. Betty de Schomaker, que dirigia em sua casa uma reunião de oração pentecostal. A reunião tem lugar em casa do Sr. Lewis, no dia 6 de janeiro de 1967, Festividade da Epifania do Senhor.

Em 13 de janeiro, os professores de Pittsburgh, com a sra. Schomaker, vão à casa de Flo Dodge para assistir à primeira reunião de oração. Foram eles: Ralph Keiner (instrutor de teologia) e sua esposa Pat; Patrick Bourgeois (instrutor de teologia) e William Storey. Era a oitava da Epifania e o dia marcado pela Liturgia para comemorar o batismo de Jesus no Jordão e sua unção pelo Espírito Santo.

Em 20 de janeiro, Ralph Keiner e Patrick Bourgeois assistem à segunda reunião de oração e suplicam que se ore por eles pedindo o batismo no Espírito Santo. Nessa ocasião Ralph recebe o dom das línguas. Na semana seguinte Ralph impõe as mãos aos seus outros companheiros para receberem o batismo no Espírito Santo. Em fevereiro de 1967 os quatro católicos de Pittsburgh haviam recebido o batismo no Espírito Santo.

De sexta-feira 17 ao domingo 19 de fevereiro, mais de 30 pessoas fazem um retiro de fim-de-semana, "o retiro de Duquesne". Passam todo o dia 18, sábado, em oração e estudo. À noite oram para pedir o batismo no Espírito Santo e muitos deles têm a certeza espiritual, confirmada pela transformação interior e pela manifestação de dons do Espírito Santo, de que sua oração havia sido atendida. Gozam a experiência de um pentecostes pessoal e em comunidade. Foi para eles uma verdadeira "atualização de Pentecostes".